Garanta já o seu livro "Imagens do meu Rio Grande do Sul antigo e seus vizinhos"

Garanta já o seu livro "Imagens do meu Rio Grande do Sul antigo e seus vizinhos"
R$ 39,90 - Enviamos também p/ correio! À venda em mais de 40 cidades do RS! Peça o seu em www.facebook.com/imagensdoRS

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Os tropeiros e as charqueadas pelotenses

As tropas de animais chegadas à Tablada de Pelotas em listas publicadas no DIARIO POPULAR entre 01/04/1891 e 26/06/1900

Pesquisa de Bruno Martins Farias (24-11-2010)

No Arquivo Histórico da Biblioteca Pública Pelotense é possível consultar as primeiras edições do Diário Popular, jornal que é impresso desde 1890 até hoje. Muitos desses exemplares tão antigos estão literalmente se despedaçando, e correm o sério risco de se perder à medida que o tempo passa e eles não são digitalizados. Material preciosíssimo, que traz importantes informações sobre como a cidade era naquela época, entre elas a respeito do movimento tropeiro em direção ao município de Pelotas.

Algumas edições publicadas entre 01/01/1891 e 26/06/1900 foram consultadas aleatoriamente, afim de se saber mais sobre as tropas que chegavam à Princesa do Sul no final do século XIX. Quase todos os dias entravam algumas centenas de cabeças de gado vacum no Logradouro Público, e essas entradas ficaram registradas na publicação durante esse período. Nos dias em que o clima impedia os trabalhos, o fluxo das tropas ficava paralisado. Em 10/05/1891, por exemplo, foi publicado que na data anterior “Devido ao mau tempo hoje, não houve movimento”.

Antecede a lista das tropas que chegaram à Tablada o desenho de uma res em perfil. As listas relacionavam diariamente o local de origem de cada tropa, assim como o tropeiro responsável por ela (ou, em outros casos, o seu dono), o número de animais transportado e o valor pago por unidade para cada uma dessas tropas vendidas aos charqueadores na Tablada.

Também chamam a atenção dois anúncios publicados em diferentes datas de 1891. Um deles avisa sobre uma firma que comprava gado para invernar, ou seja, para engordar após a longa viagem e assim obter seu lucro – quanto mais o animal pesasse, mais ele valia. E a outra propaganda oferecia os serviços de venda de gado comissionada na Tablada.

Apenas algumas edições foram pesquisadas, e nem todas as tropas estão relacionadas abaixo. E nas edições anteriores, de 1890, nenhum registro desse tipo foi encontrado. Confira algumas amostras colhidas em 24/11/2010:


Ilustrações:
- Tropeiro - Jean Baptiste Debret - www.imagenshistoricas.blogspot.com
- Tropeiros - foto antiga - Site Google Imagens
- Tabela de amostras de tropas chegadas à Tablada de Pelotas, colhidas por Bruno Farias em dez/2010 em exemplares do jornal Diário Popular de entre 1991 e 1900

- / -

Mapa dos "geoglifos gaúchos" (Por: Bruno Farias)
Aproxime a imagem e veja os currais e invernadas gaúchos feitos de terra, pedra e plantas


Visualizar Geoglifos gaúchos em um mapa maior


- / -

CONFIRA TAMBÉM:

Geoglifos gaúchos
Com até 120 metros de diâmetro, centenas de anéis de terra no Rio Grande do Sul intrigam pesquisadores. Confira as imagens de satélite e tire suas próprias conclusões.

Por: Bruno Farias (09/02/2010)



Nenhum comentário:

Postar um comentário